quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A Seleção (Série Instituição Para Jovens Prodígios) - Resenha

Em A Seleção, primeiro livro da série, L. L. Alves nos apresenta a Lara Müller, uma menina que mora com seus pais e seus dois irmãos em um bairro não muito seguro na região oeste do Rio de Janeiro. Lara é míope e por mais que use lentes de contato e se esforce, a aparecia de nerd não a deixa e não atrai Vinícius - o garoto popular da escola. Sim. a situação é um tanto clichê. Ainda mais se formos considerar que Lucas, o melhor amigo de Lara, é apaixonado pela garota e que Lara tem uma amiga, que não é tão amiga sim, toda falante chamada Jéssica.

Mas o clichê para ai.

Era ultima semana de Lara na escola. Ela iria terminar o ensino médio dentro de uma semana quando a televisão anunciou que a melhor instituição de ensino superior do mundo, a Instituição para Jovens Prodígios, iria abrir vagas para bolsista. Lara se anima apesar de não saber como a família faria para mandar a jovem para a Inglaterra. Afinal, seriam necessárias roupas e passagens.

Apesar de todas as duvidas e os questionamentos que rodam a mente da jovem, Lara faz, incentivada pelos pais, o teste para tentar uma bolsa na tão aclamada instituição. Como já é de se imaginar, a menina obtêm sucesso na prova e passa em terceiro lugar. A família comemora o fato e sonha com um futuro que até então parecia impossível.

Com a ajuda dos avós, que tem uma condição financeira melhor, Lara vai para Sheffield na Inglaterra e la conhece Irene, uma garota de cabelos ruivos, faladeira, brasileira e sua colega de quarto. As duas se tornam, de imediato, melhores amigas. Uma ajuda a outra com roupas e maquiagens, conversam sobre a sensação de serem as duas únicas brasileiras a passarem no exame da Instituição.

Tudo parece ir muito bem até que coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, a visão de Lara melhora de forma que a menina não precisa mais de seus óculos para enxergar. Os outros sentidos da garota, como olfato e audição também ficam apurados. E para completar, como se tudo já não assustasse a menina, um pombo aparece em sua janela e eles começam a conversar.

Nesse meio tempo, Hugh Howard, o garoto mais bonito e mais inteligente da instituição lança olhares a Lara deixando-a confusa principalmente porque o rapaz esta saindo com Claire, uma patricinha para la de arrogante. Contudo, o namoro dos dois não dura e logo Hugh e Lara começam a se envolver. Irene não fica de fora e logo se envolve com Patrick, colega de quarto e melhor amigo de Hugh.

Durante a narrativa fica claro que algo está acontecendo na instituição. Rumores de que Ilo Robinson, o diretor, planeja usar os jovens para alguma coisa e de que para que tal plano se realize um dos alunos será escolhido. Quem é o escolhido? O que a instituição planeja? Até onde Lara pode confiar em seus amigos?

As questões que se formam na mente do leitor enquanto mergulha nessa aventura, não são poucas. Terminei o primeiro livro louca para começar o segundo. A história me cativou e me prendeu. O mistério e os acontecimentos são fantásticos e bem amarrados de forma que, pelo menos eu, não faço ideia do que irá acontecer a seguir.

L.L.Alves foi absurdamente fantástica ao nos apresentar mais um pedaço desse mistério fantástico que vem corroendo minha curiosidade desde o primeiro livro da série. Sua escrita é sábia e desperta em mim os mais variados tipos de sentimento: paixão, ódio, impotência, tristeza. É inevitável não viver cada sentimento descrito no livro. A paixão da autora pela escrita atravessa a página e chega ao leitor de forma intensa, fazendo-o viver cada umas das emoções vividas pela autora.

Se interessou pela história? Compre o físico no site da editora Essência Literária ou o e-book na Amazon!

Um comentário:

  1. Que resenha linda e super bem escrita, Poli! Embora soubesse sua opinião sobre a história, foi muito legal conhecer em detalhes todas as sensações que você sentiu ao ler o livro *_* Te deixar curiosa desde o primeiro era a ideia! hahaha Obrigada por acompanhar Lara nessa jornada fantástica ♥ Bjs

    ResponderExcluir